AM 1120 SJP

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Artrite: o que é, sintomas, causas e tratamento 26 de julho de 2022 - 12:05

Os sintomas que definem a existência de uma artrite são dor e rigidez ao mobilizar as articulações.

Artrite é manifestação comum de inúmeras enfermidades diferentes, não é uma doença específica. Ocorre quando há inflamação do tecido intra-articular, especialmente da membrana que reveste as articulações mais móveis, a chamada membrana sinovial. 

A artrite envolve inflamação de alto grau da membrana sinovial. A membrana sinovial é o tecido mais precocemente acometido nas artrites, a chamada sinovite, porém pode evoluir com lesões erosivas relativamente rápidas de osso e cartilagem. 

As artrites, em geral, têm potencial de ocasionar deformidades articulares significativas e precoces se não adequadamente tratadas. O dois elementos principais de reconhecimento de uma artrite são:
Dor articular de repouso: os sintomas dolorosos já estão presentes pela manhã, mesmo sem mobilizar a articulação afetada.

Rigidez matinal prolongada: há um enrijecimento nos movimentos da articulação maior pela manhã, e que levam mais de 1 hora para melhorar com o uso das mãos.

 Outros sinais e sintomas que estão presentes nas artrites variam em freqüência, sendo os principais:
  • Aumento de volume da articulação, especialmente pelo espessamento da membrana sinovial (sinovite): a articulação avolumada tem uma consistência amolecida, borrachóide quando é palpada.
  • Aumento de temperatura: as articulações com artrite podem ficar quentes, em geral de intensidade mais perceptível que na artrose.
  • Vermelhidão: ocorre raramente, e pode direcionar para algumas doenças específicas.
Sobre o assunto no Manhã da Mais a jornalista Bruna Quinalha conversou com o médico ortopedista Hospital VITA e cirurgião especialista em mãos Dr. Ricardo Klempp que fala sobre as causas da artrite e quais são os tratamentos para aliviar os sintomas.

(Foto: Canva)

Tags: Inflamação Articulação

Relacionados

Desenvolvido por: