88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Alerta ao aposentado: Sem recenseamento, aposentados podem perder o beneficio 19 de dezembro de 2019 - 09:56
(Foto:  Cesar Brustolin/SMCS)


Catorze aposentados e pensionistas que fizeram aniversário nos meses de agosto, setembro e outubro e não participaram do Censo Previdenciário poderão ter a suspensão do pagamento da aposentadoria ou pensão, a partir de 15 de janeiro. O levantamento foi feito pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). “Mesmo depois do trabalho de busca ativa, feito pela equipe do Serviço Social, eles não foram localizados”, observou Cleison Ribeiro Ayres, um dos coordenadores do Censo Previdenciário do IPMC.

A busca ativa consiste em tentativas de localização baseadas nos dados existentes no Instituto, como o número de telefone. A equipe também recorre aos dados do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), que é o plano de saúde dos servidores, aos equipamentos públicos localizados perto do endereço cadastrado e às redes sociais. Quando necessárias são feitas visitas.

Confira os nomes dos 14 aposentados e dos pensionistas que poderão ter o benefício suspenso:

Amauri Cassimiro da Silva

Antonio Aparecido da Silva

Carmen Pereira Boeno

Cireno Omir Bher

Daniel Cordeiro

Durval Kovalski

Durvalino do Rozario

Gilmar dos Santos

João Ireno Barbosa

Noemi Benedita de Azevedo

Rosana do Rocio de Lima

Sebastião Paulo da Rosa

Suzimara Gudim de Andrade

Wandair Silvério Rodrigues

Os aposentados e os pensionistas são convocados ainda por meio de publicação no Diário Oficial do Município.

Alerta aos que reagendaram

Além dos 14 beneficiários nascidos nos meses de agosto, setembro e outubro, outros 34 aposentados e pensionistas poderão ter o benefício suspenso se não comparecerem até quinta-feira (19/12), conforme o reagendamento que fizeram. A recomendação é para que todos que remarcaram compareçam na data e no horário estabelecido.

Quem tem o cartão qualidade bloqueado e não fizer o recadastramento antes do dia 19 de dezembro poderá ficar impedido de utilizar o cartão durante os dias de recesso na Prefeitura. Isso porque não haverá atendimento no IPMC do dia 23 de dezembro ao dia 3 de janeiro e são necessárias 48 horas para a regularização do cartão qualidade.

Dentre os aniversariantes de novembro, 40 pessoas estão com o cartão qualidade bloqueado. Já estão reagendados os atendimentos de outros 31 beneficiários que fizeram aniversário em novembro e não compareceram ao IPMC para participar do Censo Previdenciário.

A partir de janeiro, os 118 aniversariantes de dezembro que tinham data agendada até 13 de dezembro e não compareceram serão avisados da suspensão e bloqueio do cartão qualidade, que só será desbloqueado depois do recadastramento no IPMC. 
Por que participar

O Censo Previdenciário é exigido por lei e tem duas etapas: a prova de vida e o recadastramento. Os aposentados e os pensionistas são convocados a comparecer no mês do seu aniversário. Com os dados corretos, o IPMC garante a proteção daqueles que são dependentes dos beneficiários, evitando fraudes. A prova de vida requer o comparecimento do aposentado ou pensionista. Para fazer o recadastramento é necessário apresentar os documentos necessários.

Em 2019 houve a suspensão do pagamento do benefício de cinco pessoas, dos quais três ainda estão com o bloqueio. Nos casos de confirmação do óbito do aposentado ou do pensionista, o pagamento é cancelado. Antes da suspensão do benefício, os aposentados e os pensionistas que não participam do Censo Previdenciário têm o bloqueio do cartão qualidade, que é utilizado para compras.
IPMC

O recadastramento é feito no Edifício Delta, localizado na Avenida João Gualberto, 623, torre C, no bairro Alto da Glória. Os beneficiários são atendidos no 2° andar.
Quem não puder comparecer no dia agendado, deve entrar em contato o mais rápido possível com o instituto pelos telefones 3350-3646 ou 3350-9617, para reagendamento.

Relacionados

Desenvolvido por: