88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Afogamentos no Paraná somam 45 vítimas em nove meses 29 de setembro de 2021 - 11:29
(Foto: Sesp / Paraná)

Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros na terça-feira (28), entre os meses de janeiro a setembro desse ano, 45 pessoas morreram no Paraná vítimas de afogamento. Muito se discute sobre responsáveis e culpados, porém, isso é tardio e sem efeito. De forma geral, atitudes preventivas quando colocadas em prática, podem ser a melhor solução. De acordo com as autoridades, o maior fator de risco para a morte por afogamento é a falta de atenção ou descuido. Muitas mortes não são acidentes e podem ser evitadas. 

O 1º tenente do Corpo de Bombeiros da região oeste do Paraná, Gabriel Schelegow, comentou que entre as vítimas fatais mais recentes, está um homem de 37 anos que morreu afogado no Lago Municipal de Marechal Cândido Rondon. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (27), quando ele pulou na água para salvar um menino desconhecido. O jovem de 13 anos havia entrado no lago para pegar uma bola e foi salvo com a ajuda de outras pessoas, mas o homem também acabou se afogando e afundou. O corpo dele foi localizado horas depois a cerca de quatro metros de profundidade. 

O Tenente Gabriel faz um importante comunicado para a população. Em uma situação como essa, o ideal é tentar evitar entrar no lago por qualquer motivo. O adolescente tentou entrar na água para pegar a bola mesmo sem a recomendação de um adulto. O melhor a se fazer seria esperar que o vento ou a correnteza trouxesse a bola de volta. Além disso, as pessoas em uma situação dessas devem procurar fornecer materiais flutuantes, como garrafas de plástico ou madeiras, em vez de entrar na água sem o devido preparo físico.  

Outras recomendações do Corpo de Bombeiros são as seguintes:
- Cuide com os horários de banho, a hora do almoço deve ser evitada;
- Tenha grades ao redor da piscina, elas dificultam o acesso de
crianças;
- Boias de braço não reduzem o risco de afogamento, tome cuidado;
- Evite brinquedos próximos à piscina, eles funcionam como verdadeiros atrativos;
- Desligue o filtro da piscina quando estiver usando-a;
- Não pratique hiperventilação para aumentar o fôlego sem supervisão;
- Cuidado ao mergulhar em locais rasos, o ideal é colocar avisos;
- Caso deixe a piscina, leve as crianças que estiverem usando-a consigo;
- Cuidado, mais de 40% dos proprietários de piscinas não sabem realizar primeiros socorros.

Tags: Prevenção Cuidados Verão Luto Rádio Mais Corpo de Bombeiros Turismo Guaratuba Pais

Relacionados

Desenvolvido por: