88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
5G no Brasil: o que muda na sua vida? 08 de fevereiro de 2022 - 11:54

(Foto: Canva)



Segundo o Ministério das Comunicações, 12 capitais brasileiras, Curitiba é uma delas, já estão totalmente prontas em termos de infraestrutura e legislação para receber a quinta geração de internet móvel, o 5G. Inclusive em janeiro As vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, do Novo, protocolaram, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a proposta de uma nova Lei de Antenas para a capital do Paraná. Elas argumentam que a implantação da rede 5G demandará mudanças na lei municipal 14.354/2013, julgada antiquada pela Associação Brasileira de Infraestrutura de Telecomunicações (Abrintel), que contribuiu com sugestões para o projeto de lei (005.00293.2021). Ainda em 2022, oito capitais da região Nordeste também devem passar a contar com a conexão de alta velocidade.

Para que a implementação do 5G ocorra de forma efetiva no território brasileiro, é importante que haja adequação de leis municipais e da instalação de infraestrutura adequada para o funcionamento da tecnologia. Até 17 de janeiro, somente 1% dos municípios haviam entrado em acordo com a Lei Geral das Antenas.

O prazo para o processo de adequação às leis do 5G vai até 2029. A responsabilidade de fiscalização e regulamentação das antenas que serão instaladas em todo o Brasil é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que participará de todo o processo de transição da atual rede de antenas para o novo padrão. A instalação das novas antenas do 5G difere significativamente das tecnologias anteriores, já que necessitam de densidade maior de replicadores de sinal. Os grandes centros urbanos terão uma antena para cada 100 mil habitantes – número 10 vezes maior do que o usado atualmente no padrão 4G.

No Notícias da Mais 1º Edição a Jornalista Tete Motta conversou com o Empresário, diretor Tecnologia e Treinamento, Frederico Stockchneider que comenta sobre o impacto do 5G na vida das pessoas e se estamos preparados para receber a tecnologia.


Relacionados

Desenvolvido por: