Produção de mantas para pessoas em situação de rua envolve alunos de colégio em Curitiba

Produção de mantas para pessoas em situação de rua envolve alunos de colégio em Curitiba

Assessoria de Imprensa | 29 de agosto de 2024 - 13:14
Atividades são realizadas pelos estudantes em parceria com o Projeto Amor nas Ruas CWB

A produção de mantas feitas com caixas de leite descartadas para serem distribuídas a pessoas em situação de rua tem envolvido estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Católica Curitiba. A iniciativa é uma parceria do Projeto Amor nas Ruas CWB com o Projeto Gaia, que estimula a comunidade escolar a realizar ações solidárias e de voluntariado.

Para o coordenador de Pastoral do Colégio Católica Curitiba, Ronaldo Faustino, incluir estudantes em ações solidárias não só os prepara para o sucesso profissional, mas também estimula valores essenciais como empatia, responsabilidade e o cuidado com o próximo. “O voluntariado oferece uma experiência prática de como habilidades técnicas e emocionais podem ser aplicadas para o bem comum. Esse equilíbrio entre sucesso e valores humanos é fundamental para formar profissionais não apenas competentes, mas também éticos e socialmente conscientes, capazes de contribuir positivamente para a sociedade”, explica.

A primeira fase do projeto solidário no colégio envolve a arrecadação do material, seguida da limpeza e pré-produção com o corte das caixas feito pelos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Depois o material segue para as mãos habilidosas de uma costureira, que finaliza as peças e as transforma em mantas.

O Projeto Amor nas Ruas CWB surgiu em maio deste ano, a partir do desejo de unir a causa social e do meio ambiente. As três idealizadoras, Ana Carolina Bonn, Rosane Cantarelli e Suzan Meris buscaram uma profissional que pudesse fazer a costura específica das mantas com um preço acessível. Além de uma Ong, a Aquecendo Corações, que distribui a maior parte do material durante a semana e aos sábados, no centro de Curitiba, e ainda oferece café, banho e roupa limpa às pessoas em situação de rua.

Rosane Cantarelli conta que semanalmente o material é levado para a costureira. “É importante fazer a limpeza adequada antes. As tampinhas também são separadas e doadas. Para a produção de uma manta são necessárias de 20 a 25 caixas, dependendo do tamanho da embalagem”, diz. Até o momento, foram produzidas 137 mantas. Ela explica que o material da caixa ajuda isolar o corpo da umidade do chão, o que consequentemente contribui para aquecer quem dorme na rua. O grupo mantém o projeto com recursos próprios (material de costura e a profissional) e conta com a colaboração da sociedade com a doação das caixas de leite.

O Colégio Católica Curitiba recebe as caixas de leite usadas e limpas em horário comercial. O endereço é Rua Nilo Peçanha, 1635, Bom Retiro. Para conhecer mais do Projeto Amor nas Ruas CWB acesse o perfil @amornasruascwb.

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS