Entenda o processo de migração das rádios, do AM para FM

Entenda o processo de migração das rádios do AM para FM

Redação Rádio Mais | 21 de agosto de 2024 - 14:15
Pesquisador da UFPR fez dissertação de mestrado sobre o tema

O rádio é, sem dúvidas, um meio de comunicação que tem passado por diversas transformações ao longo dos anos. Uma delas é a migração do AM para o FM, um processo que foi realizado por rádios de Curitiba e região metropolitana, incluindo a Rádio Mais – presente em São José dos Pinhais, Paranavaí e Maringá.

No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou com o pesquisador e mestre em Comunicação João Cubas Martins, que fez uma dissertação de mestrado sobre o tema. De acordo com ele, o objetivo era entender como a migração impactaria não apenas a própria rádio, mas também a rotina dos ouvintes: “Foi desafiador, porque cada emissora passava por um processo. Na Rádio Mais, foi uma alegria grande, porque consegui estar aqui em tempo real. Acompanhei o desligamento do AM e a ligação do FM. E vi que vocês modificaram muitas coisas na programação, respeitando o ouvinte, mas também se preparando para receber um novo público que está no FM e no digital.”

Confira a dissertação: Mudança de faixa : as convergências, rotinas e processos editoriais em emissoras em Curitiba e Região Metropolitana na migração AM/FM (ufpr.br)

Phytomais Saúde - Licomuni e Guaraná Peruano Power

NOTÍCIAS RELACIONADAS