Agosto Dourado é o mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, tanto para a saúde da mãe quanto para o bem-estar do bebê. No “Consultório Médico” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a pediatra e médica cooperada da Unimed Curitiba, Angela Batistelli.
“O contato mãe-bebê é indescritível. A gente considera o leite materno como a primeira vacina do bebê, é uma proteção muito importante contra doenças alérgicas, intestinais e respiratórias, além de infecções e problemas dentários”, explicou a médica. Já os benefícios para a mãe incluem uma recuperação mais rápida da forma física após o parto, menos chances de hemorragia, diminuição nas crises de enxaqueca e proteção contra câncer de mama, câncer de ovário e diabetes tipo 2.
Angela também esclareceu o mito do ‘leite fraco’, que é muito comum e pode gerar dúvidas entre as mães. “O que se percebe é que o primeiro leite tem um aspecto mais aguado, às vezes azulado, e por isso parece fraco. Na verdade, ele tem bastante água e pouca gordura. Então, dá essa impressão de ser fraco. Mas uma dica importantíssima é fazer massagem nas mamas, antes da amamentação, porque o leite que fica mais atrás é rico em gordura. É isso que sacia o bebê e ajuda no ganho de peso”, aconselhou a médica.