Um método inovador, desenvolvido por um pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), auxilia na identificação de riscos e prevenção de quedas de idosos. De acordo com o responsável pelo projeto, Oslei de Matos, trata-se de um protocolo com cinco testes físicos, que ajudam a detectar – em até 10 minutos – em que momento o idoso corre maior risco de cair dentro de casa.
“A ideia é que isso seja implantado em centros de atendimento de idosos e nas unidades básicas de saúde. Já atendemos 18 unidades de Curitiba e região metropolitana, e agora estamos avaliando o município de Colombo. Nesse semestre, também vamos começar o trabalho em São José dos Pinhais”, explicou o pesquisador.
A inciativa é extremamente importante, considerando que as quedas diminuem a qualidade de vida dos idosos, aumentando o risco de morte. “Nós trabalhamos, por exemplo, com a qualidade do sono. Se o idoso dorme mal, isso aumenta a chance de queda. Ele não completa as fases do dono, o que altera as questões cognitivas, hormonais, e tudo isso envolve uma fraqueza óssea e muscular. Trabalhamos com nutricionista também, porque o idoso naturalmente se alimenta mal, de forma geral, o que causa perda de massa muscular. Então, vamos abordando todos esses aspectos que envolvem a fisiologia”, esclareceu Oslei.