Crescer na carreira e ser reconhecido é o desejo de muitos profissionais. Mas como conquistar a tão sonhada promoção no trabalho? No “Mais Carreiras” da Rádio Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com a especialista em Recursos Humanos Susan Jareck.
Ela explicou que há diferença entre promoção e aumento salarial. “A promoção se refere a um outro cargo, um nível mais complexo de atividade e responsabilidade. Para isso, primeiro você deve observar o que quer, quais as possibilidades de promoção na empresa e os requisitos para ocupar aquele cargo, e então se preparar. A questão do aumento salarial, que a gente trata como um aumento de mérito e performance, é um reconhecimento financeiro pelo excelente desempenho. Uma coisa nem sempre está ligada à outra”, esclareceu Susan.
De acordo com a especialista, a promoção tem a ver com a estratégia de cada empresa, ou seja, não depende tanto do colaborador. Por isso, ela deu dicas de como conquistar um aumento de salário. “Faça uma autoanálise. Se você achar que está desempenhando bem sua função, que está entregando o que é esperado, ok. Depois, olhe o cenário da empresa. Será que é o momento oportuno para falar de aumento? Se sim, siga em frente. Marque uma reunião com seu gestor e monte seus argumentos, focando na sua entrega. Se você receber um ‘não’, procure entender se o motivo é o seu desempenho e tente alinhar isso para corresponder ao que é esperado. Se o motivo for o momento da empresa, peça para falar sobre o assunto em outro momento e continue fazendo seu papel”, aconselhou Susan.