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Nova Carteira de Identidade Nacional: saiba como emitir

Nova Carteira de Identidade Nacional: saiba como emitir

Redação Rádio Mais | 31 de julho de 2024 - 15:39
Cerca de 10 milhões de brasileiros já solicitaram o documento, de acordo com o MGI

Desde julho de 2022, os brasileiros já podem emitir a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que coloca o CPF como único número de identificação dos cidadãos. Cerca de 10 milhões de pessoas já têm a nova versão, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou sobre o tema com o vice-diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Fábio Tadeu Dambros. Ele explicou que o documento começou a ser expedido no estado em dezembro de 2023. O antigo RG continua valendo até 2032, conforme o decreto nacional, mas, desde janeiro, as unidades federativas não podem mais emiti-lo.

O processo para a emitir a nova carteira é mais fácil e ágil, evitando a necessidade de filas. “O agendamento é feito pela internet. As pessoas podem acessar o site da Polícia Civil do Paraná, ir para o menu ‘Serviços’ e clicar em ‘Carteira de Identidade’. A primeira opção é para pessoas que já têm um RG no estado, elas podem solicitar o novo documento de forma totalmente online e ir ao Instituto somente para retirá-lo. Já o cidadão que é de outro estado ou é criança, por exemplo, precisa fazer o agendamento online, sendo atendido em 15 ou 20 dias”, explicou o vice-diretor.

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