Já ouviu falar em depressão sazonal? Trata-se de um transtorno que se manifesta em períodos específicos do ano, principalmente durante o inverno e o outono, causando alterações no humor, no sono e no comportamento. Os principais sintomas são falta de motivação e de energia, sonolência, irritabilidade e angústia.
No “Consultório Médico” da Rádio Mais, o professor e coordenador do curso de psicologia da UniCuritiba, Guilherme Alcântara Ramos, explicou que um fator importante para a depressão sazonal é a ausência da luz solar. “O Sol nos ajuda a desenvolver e produzir mais dopamina e serotonina, que são neurotransmissores associados à motivação e ao bem-estar. Quando há menos incidência solar, há uma redução desses neurotransmissores. Por isso, mesmo no inverno, é importante se expor ao ar livre e tentar pegar um pouquinho de sol, sempre que possível”, aconselhou o especialista.
Outras dicas valiosas para lidar com períodos mais frios são priorizar o lazer, exercícios físicos e uma alimentação saudável. “Tente organizar sua rotina para fazer atividades das quais você gosta e que se encaixem no clima. Chamar os amigos ou familiares para jantar em casa, assistir a um filme, por exemplo. Também vale cuidar da dieta. No frio, tendemos a consumir mais alimentos gordurosos e ricos em açúcar, que prejudicam nosso corpo, diminuindo a produção dos neurotransmissores. Tente também manter uma regularidade no sono e evitar o uso exagerado de telas, o que vai impactar o bem-estar ao longo do dia”, finalizou Guilherme.