No Manhã da Mais, a apresentadora Carol Chab conversou com a médica nutróloga e cofundadora do canal Longidade, Andrea Pereira, sobre o caso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Desde o debate presidencial contra o adversário Donald Trump, em junho, Biden vem sendo pressionado para desistir da reeleição. Especialistas, eleitores e até aliados pedem que ele abra mão da candidatura, devido ao desempenho – considerado desastroso – e à idade avançada de 81 anos. “No debate, a gente vê um Joe Biden muito mais frágil fisicamente, precisando de ajuda para andar, com mais dificuldade de locomoção. Então, eu acho que foi isso que mais chamou a atenção das pessoas”, explica Andrea Pereira.
A médica detalhou ainda quais são os limites entre essa pressão para a desistência e o etarismo – que é a discriminação por conta da idade. “O grande problema, quando pensamos em etarismo, é o preconceito. Pegar uma pessoa com 60, 65 anos ou mais e achar que ela não é capaz de assumir nenhum cargo, nenhum trabalho, sem conversar com ela, sem fazer testes”, esclarece.
Por fim, a especialista falou da importância de a própria pessoa reconhecer se está apta para exercer suas funções e saber quando é a hora de parar.