88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Notícias da Mais
Vereadora que comemorou aniversário na Câmara tem mandato cassado em Ivaiporã 26 de janeiro de 2022 - 14:56

(Foto: Divulgação)

A vereadora e presidente da Câmara de Ivaiporã, na região norte, teve o mandato cassado após ter comemorado um aniversário com servidores durante a pandemia. Em um julgamento realizado entre a noite da última terça-feira, (25) e madrugada desta quarta-feira, (26), Gertrudes Bernardy (MDB) teve a cassação aprovada por seis votos favoráveis e três votos contrários. 

A parlamentar é acusada de realizar uma festa de aniversário com pelo menos 20 pessoas dentro da câmara em julho do ano passado. Na época, por conta da pandemia da covid-19, havia um decreto no município que proibia aglomerações com mais de 10 pessoas. A sessão de votação durou cerca de sete horas.

Após o fim da votação, o vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão Processante (CP), Nando Dorta (PTB), leu o decreto com a cassação do mandato.

Gertrudes Bernardy foi a vereadora eleita com mais votos nas eleições municipais de 2020. Diante das primeiras denúncias, em novembro do ano passado, a parlamentar afirmou que o aniversário foi uma comemoração pequena entre funcionários. Durante apresentação da defesa, o advogado da parlamentar Leandro Coelho argumentou que a comemoração foi promovida por vários servidores e não apenas pela presidente da Casa.

 No processo de cassação foi anexada uma foto que mostra a vereadora acompanhada de servidores reunidos em torno de uma mesa com bolo e salgadinhos. Mais de 15 pessoas estão na foto, todos usam máscaras, porém, sem distanciamento social. 

Em nota, a Câmara de Ivaiporã informou que a Justiça Eleitoral será comunicada da cassação. Um novo vereador deve ser empossado para a vaga deixada por Gertrudes Bernardy.


Relacionados

Desenvolvido por: