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Dia da Infância: reflexão sobre o papel da escola no desenvolvimento infantil 24 de agosto de 2022 - 14:55

Muito além dos conteúdos tradicionais, ensino para a vida forma cidadãos conscientes e com mais saúde mental

O Dia da Infância (24/08) foi criado pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF) com o objetivo de promover uma reflexão sobre as condições em que as meninas e meninos vivem no mundo. 

No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até 12 anos de idade – justamente uma fase da vida em que a escola tem papel estratégico na formação do indivíduo. Mas dados de 2021 coletados pelo IBGE mostram que mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes do país estão fora das escolas; muitas por causa da pandemia e das baixas condições financeiras. 

Além de ser o espaço de desenvolvimento, a escola é um importante aliada da família, pois na maioria dos casos os responsáveis trabalham em algum período ou em tempo integral. Assim, a escola acaba sendo o único local seguro de participação da criança, mas a educação vai muito além de um lugar seguro para estar.  

No campo da saúde mental, percebemos que quando as crianças e adolescentes conseguem construir e manter relações interpessoais, elas geralmente se tornam indivíduos mais saudáveis, pois conseguem se comunicar, falar sobre si e seus sentimentos com colegas e professoras, ajudando a prevenir situações de risco em longo prazo. 

Formação integral
A compreensão de Formação Integral diz respeito aos processos de aquisição de conhecimento não apenas como padrões definidos, mas que englobam o todo. Desse modo, essa perspectiva lida com a pessoa que aprende com seus aspectos emocionais, familiares e contextuais em geral.

Quando compreendemos a pessoa em sua totalidade, compartilhamos a responsabilidade pelo desenvolvimento integral daquele indivíduo, passamos a observar e desenvolver suas habilidades emocionais, promover contextos de proteção e saúde mental tanto da criança quanto do professor. É preciso olhar para a realidade escolar e para além da escola.

Ela destaca que é necessário observar as alterações comportamentais para compartilhar o processo de desenvolvimento e pensar na formação da pessoa como humana, promover a responsabilidade compartilhada da escola com a sociedade. 

É comum, no ambiente escolar, relatos de pais ou responsáveis afirmando que a criança se desenvolveu mais rápido, depois que passou a frequentar a escola ou os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

No Manhã da Mais a jornalista Bruna Quinalha conversou com a professora do curso de Pedagogia e da Educação Infantil do Colégio Integrado Erika de Oliveira Kuhn, que explica a importância do papel da escola para o desenvolvimento infantil.

(Foto: Canva)


Tags: Escola Educação Idade Escolar Crianças

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