88.9 FM Grande Curitiba

participe via
whatsapp

4130581120
Rádio Mais > Consultório médico
Curitiba é referência em reconstrução óssea no Brasil 22 de agosto de 2022 - 15:34

Jovem de Roraima que sofreu acidente de moto há 10 meses foi encaminhado à capital paranaense para cirurgia de alongamento ósseo

O estudante Isaac Soares, 17 anos, que sofreu um acidente de moto em Boa Vista (RR) no mês de abril de 2020 e corria o risco de ter a perna amputada, em breve voltará para casa. Depois de 10 meses em que chegou em Curitiba (PR) para realização da cirurgia de enxerto e alongamento ósseo, no Hospital Marcelino Champagnat, ele vai passar agora pela segunda parte do processo - mais uma cirurgia - para finalmente poder apoiar o pé no chão. 

“Tivemos avanços importantes. O osso foi alongado em 18 cm e agora chegou a hora de tirarmos parte dos fixadores que estão no seu tornozelo, assim ele já poderá pisar no chão e voltar para sua cidade. Fim do ano ele volta para retirarmos o resto do fixador e daí, vida normal”, explica o ortopedista Antonio Tomazini, responsável pelo tratamento do menino.

Isaac sofreu acidente de moto em abril de 2020 (início da pandemia da covid-19). Com o osso exposto, ele procurou diversos médicos que não lhe davam outra opção senão a amputação - devido a gravidade do ferimento, tempo de ferida aberta e falta de estrutura tecnológica para o atendimento em Roraima. 

Os pais do garoto não desanimaram e entraram na Justiça para que ele tivesse o acesso adequado. Quase um ano após o acidente ele foi submetido a uma cirurgia de estiramento de osso. “A demora na cirurgia do Isaac foi um grande complicador, porque fez com que houvesse um grande comprometimento da pele, músculos e osso que foram necrosados”, ressalta Tomazini.

A família de Isaac ficou todo esse período em Curitiba. Agora a ideia da família é voltar para cidade natal e voltar só no fim do ano para uma avaliação. 

No Manhã da Mais a jornalista Bruna Quinalha conversou com o ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat Dr. Antonio Tomazini que explica como é feita a reconstrução ossea.

(Foto: Assessoria Marcelino Champagnat)

Tags: Ortopedista Hospital Marcelino Champagnat Ortopedia

Relacionados

Desenvolvido por: